Com um movimento de cerca de 500 mil turistas nos últimos 12 meses, a Rota das Oliveiras do Rio Grande do Sul tem o objetivo de crescer e ampliar o número de produtores que investem do turismo do azeite, o olivoturismo. Hoje, são nove propriedades que abrem suas porteiras para receberem visitantes, em diferentes regiões do Estado.
Até o final do ano, mais seis olivicultores devem se integrar à rota, conforme o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). O presidente da entidade, Renato Fernandes, de Caçapava do Sul, esteve presente na instalação da Frente Parlamentar em Defesa e Fomento do Turismo Gaúcho, na Assembleia Legislativa.
— Nós, que trabalhamos com o olivoturismo há algum tempo, estamos movimentando um grupo muito interessante em relação ao turismo no Rio Grande do Sul. Meio milhão de turistas estiveram junto aos olivais, então ter o apoio do Legislativo com a implementação desta força, para nós, é fundamental — celebrou.
Segundo ele, a Rota das Oliveiras é uma realidade no Estado e a Frente Parlamentar dará apoio e suporte para avançar mais ainda.Em seu discurso, a presidente da Frente, deputada Silvana Covatti, enalteceu que o turismo emprega 7 milhões de pessoas e representa 8,1% do PIB brasileiro. A participação do turismo no PIB gaúcho é de 4%. Silvana disse, ainda, que nos últimos anos, 73 mil novos empregos foram abertos ligados ao setor.
Além da Rota das Oliveiras, o Rio Grande do Sul possui outras 26 rotas turísticas.
Na região
Na região central do Estado, nove municípios integram a Rota das Oliveiras. Entre elas, está Caçapava do Sul, que foi a primeira cidade a investir no cultivo de oliveiras para a produção de azeite.
Também integram São Sepé, São Gabriel, Rosário do Sul, entre outras. No total, 24 municípios gaúchos integram a rota.
Quem integra a rota
Municípios da região
Caçapava do Sul
Formigueiro
Restinga Sêca
Rosário do Sul
Santa Margarida do Sul
São Gabriel
São João do Polêsine
São Sepé
Vila Nova do Sul
Outros municípios gaúchos
Bagé, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Hulha Negra, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Santana do Livramento e Sentinela do Sul